Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

O sonho de um gamer

Olá,
Meu nome é Felipe e essa é o primeiro POST do meu BLOG "Sonho de Gamer". Particularmente sou novo em Blogs e decidi criar este pois é minha área favorita, os Games !

Para começo de conversa, o próprio nome sugere um questionamento, o que na verdade é o "Sonho de um Gamer"?


Gráficos

 

GTA V impressiona pelas belissimas paisagens e diversidade de cenários.

São eles motivo de discussão e espectativa de um game. Os gráficos fazem o mundo virtual se tornar real aos olhos de quem joga. Trazem experiências inesquecíveis ao jogador e podem tornar do jogo uma referência para a sua geração.

Como não ficar de queixo caído ao explorar um jogo onde há uma infinidade de ambientes e detalhes que nos aproximam do mundo real, jogos não faltam por ai como Grand Theft Auto - GTA para os mais intimos - onde desde suas primeiras versões já trazia uma liberdade de exploração e com o avanço da qualidade gráfica dos consoles foi aproximando o jogador de ambientes cada vez mais realistas e detalhados. Já sei, não gosta de GTA, que tal um RPG de ponta como The Elder Scrolls: Skyrim, onde quanto mais se joga se percebe o quanto o jogo tem o poder de te envolver nos cenários e ambientação.

Cenários variados e detalhados são um dos pontos fortes de Skyrim.

Enredo

Enredo ou Roteiro é a história por trás do game. É a razão de tudo no game estar acontecendo. Certamente você já jogou um game em que a história é apenas um pano de fundo e que o foco é na ação - leia-se andar, pular, socar e passar de fase -, e provavelmente ja jogou algum game que o enredo era totalmente trabalhado e muitas vezes até complexo, deixando a ação de lado.

Final Fantasy 7, um jogo que marcou epóca ao trazer uma história envolvente.
São tipos de jogos que poderiam até mesmo virar filme , devido ao trabalho de roteiro é capaz de criar um universo de cultura, fatos e personagens marcantes.


Jogabilidade

Já falamos de gráficos, enredo mas para que tudo isso funcione é preciso que o jogo tenha uma mecânica que torne tudo isso real, é o que o jogador irá viver, as experiências que deixaram marcas em sua memória, o que fará com que se lembre do jogo por anos a fio.

Não há certamente uma formula de jogabilidade perfeito, pois aliás, ela é programada para a necessidade de cada um jogo. A jogabilidade de um jogo de corrida nao pode ser comparada com a de um RPG por exemplo.

Porém dentro das expectativas que o jogador cria sobre o jogo a jogabilidade é um ponto importante para não haver frustrações e a sensação de que "é só mais um joguinho".

A quem prefira jogabilidade realista de carros como em Gran Turismo, eu particularmente prefiro Arcade.

Conclusão


Acima foram citados três pontos importantes do que um gamer espera de um jogo. Logicamente há muitos outros aspectos que definem isso. O que eu particularmente defino como um jogo bom é onde há um equilibrio desses três pilares, porém, o que desempata qualquer análise é o fator "Diversão". Os jogos na verdade foram criados para isso, para entreter, e pode haver lançamentos com gráficos incríveis que se para você o velho PACMAN é o que te diverte, esse então é o seu sonho de consumo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...