Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Análise - Deadlight

Logo de Deadlight.
Deadlight é um jogo arcade produzido pela Tequila Works em 2012. Ele conta a história de Randall, um pai de família que tenta encontrar esposa e filha em meio a uma Seattle pós-apocalíptica dos anos 80.

Randall não é nenhum soldado, nem tão pouco possui habilidades militares, ele sobrevive em meio aos mortos vivos evitando o contato. Possui poucas armas e morre com poucos golpes.

Pontos Positivos

Jogabilidade de Deadlight é bastante divertida.

Jogabilidade

Embora seja um jogo em 2D, estilo que está um pouco ausente nos ultimos anos, Deadlight não possui nada de ultrapassado, ao contrário. Randall se movimenta muito bem, pode escalar, rolar e principalmente correr. Há muita variedade, fases que seguem o estilo Stealth, outras em que você tem que correr para salvar sua vida.
Randall pode correr, saltar e escalar prédios. 
Pular de prédios é frequente é Deadlight - (Fonte: Reprodução / Winreview)

Randall possui poucas armas, o que força o jogador a criar uma estratégia certa. Você pode usar um machado para se proteger e as armas de fogo são escassas. Um estilingue também é utilizado para resolver Puzzles.

Cenários 


O que game possui diversos cenários em que Randall tem que passar para buscar o paradeiro de sua família. Vão desde cidades abandonadas à esgotos, sem contar os cenários onde vivemos os delírios de Randall. 
Em Deadlight os cenários são bem variados.
Cenários vão desde interior de casas à telhados de prédio - (Fonte: Reprodução / Gamingbolt)

Todos muito bem trabalhados, o que não deixa enjoar. Mesmo se tratando de um jogo em 2D, o cenário atrás da linha do jogador conta bastante da história do local. É possível ver os zumbis(aqui chamados de Shadows) agonizando entre as construções, e detalhes como seu pessoal fugindo de van para se salvar.

Puzzles


Você se depara com Puzzles o tempo todo. Como Randall não é nenhum soldade e nem possui uma artilharia pesada, é preciso pensar para passar entre so cenários. Você deve atrair os Shadows para algum lugar onde algum telhado caia neles, ou algum buraco, enfim, armadilhas.
Muitos Puzzles te esperam.
Armadilhas mortais te esperam em Deadlight.

Há locais em que você deve mover alguma caixa ou algo para alcançar lugares altos. Assim, com o passar do game, a dificuldade aumenta e você deve cada vez mais pensar rápido para não morrer.

Diversão


Apesar de ser um game tenso a todo instante, isso não deixa de ter sua diversão. Você irá se surpreender se aliviando e até rindo ao passar por locais difíceis e ter alguns segundos de paz. Escalar os cenários atrás de informações e itens secretos podem dar uma boa dose de diversão à jogatina.

História


Apesar de ter uma história simples, Deadlight cativa. Acontecimentos anteriores ao game são contados através de páginas do diário de Randall e o final é surpreendente.
Animações em formato de desenho são um charme a parte.
Sequências de animação de Deadlight em formato de desenho.

Pontos Negativos


Movimentação

Apesar de os movimentos serem ótimos e trazerem emoção ao game, as vezes eles falham ou são ativados na hora errada, trazendo muita frustação. Não são raras as vezes onde você tem muito trabalho para passar por algum cenário e depois, por conta de um problema na mecância do jogo, você cai de alguma plataforma ou serve de comida para os Shadows.
Cenários de Deadlight.

Diário

Apesar das páginas do diário de Randall serem um grande incremento no game, eles são um pouco incoerentes com o personagem. Nas páginas eles demonstram um personagem cheio de emoções e sentimentos enquanto no game é um cara até as vezes frio. A impressão que temos muitas vezes é de que está falando de outra pessoa.
Diário de Randall.
Diário de Randall.

Conclusão


Deadlight é o primeiro projeto da espanhola Tequila Works e já surpreende por sua qualidade, e merece uma continuação. Faltou somente algumas polidas nos comandos ativados durante a movimentação e uma história mias condizente com o que é contado nos diários.

É um jogo que merece ser jogado até o fim, e mais algumas horas de jogo dedicados para pegar os colecionáveis, que com certeza, são desafiadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...